Oradores
Estação Biológica de Doñana (EBD) - Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC)
Alberto Fernández Gil
É biólogo na Estação Biológica de Doñana (EBD - CSIC), em Espanha, e doutorado pela Universidade de Oviedo, com a tese “Behavior and Conservation of large carnivores in humanized landscapes. Brown Bears and Wolves in the Cantabrian Mountains, Spain”. Estuda a ecologia do urso-pardo há três décadas, sob a direção científica do Professor Miguel Delibes, numa equipa de investigação que integra também o Dr. Javier Naves e o Dr. Eloy Revilla. Também estuda espécies ameaçadas de extinção como o tetraz (Tetrao urogallus) e está envolvido em projetos de estudo e conservação de ursos na EBD-CSIC e na Academia de Ciências da Polónia.
Unidade de Vida Selvagem - Departamento de Biologia/Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) - Universidade de Aveiro
Eduardo Ferreira
É biólogo e tem focado a sua atividade no estudo e conservação da vida selvagem e da biodiversidade, e em particular no impacto e na relação com a atividade humana. Na sua investigação, tem recorrido frequentemente à utilização de ferramentas moleculares. No âmbito da sua atividade, tem colaborado com entidades públicas, empresas e ONG na área do ambiente, com particular foco na lusofonia e no contexto ibero-americano. Atualmente, é investigador na Universidade de Aveiro.
Fundação Urso-pardo (Espanha)
Fernando Ballesteros
É biólogo e coordenador de projetos da Fundação Urso-pardo. Trabalha há mais de vinte anos em projetos de conservação de espaços naturais e de espécies silvestres no norte de Espanha e recentemente coordenou alguns projetos LIFE europeus direcionados para a conservação do urso-pardo e a sua expansão espacial, como o projeto "LIFE Desfragmentación Oso" e o projeto "LIFE Oso Courel". É coeditor do livro "Ursos da Cantábria. Demografia, coexistência e desafios de conservação" publicado pela Fundação Urso-pardo em 2021.
Estação Biológica de Doñana (EBD) - Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC)
Javier Naves
É biólogo e trabalha atualmente na Estação Biológica de Doñana (EBD - CSIC). Grande parte da sua atividade profissional, incluindo a sua tese de doutoramento, tem sido dedicada ao estudo do urso-pardo nas montanhas da Cantábria e de vários aspetos relacionados com conflitos entre a vida selvagem e as comunidades humanas. Desde 2002 é membro do IUCN SSC Bear Specialist Group. Tem colaborado em planos de ação de conservação de ursos a nível mundial (IUCN / SSC Bear and Polar Bear Specialist Groups, 1999); na Europa (WWF-Conselho da Europa, 2000) e em Espanha (Comisión Nacional de Protección de la Naturaleza, 1999, 2019).
Chefe da Divisão de Espaços Naturais, Flora e Fauna -
Diretor do Parque Natural do Lago da Sanabria e das Serras Segundera e do Porto / Ministério do Desenvolvimento e Meio Ambiente
Jesús Palacios Alberti
Chefe da Divisão de Espaços Naturais, Flora e Fauna - Diretor do Parque Natural do Lago da Sanabria e das Serras Segundera e do Porto / Ministério do Desenvolvimento e Meio Ambiente.
Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF)
João Alves
Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
Instituto de Recursos Naturais e Ordenamento do Território (INDUROT) - Universidade de Oviedo
Laura García de la Fuente
É Doutora em Economia pela Universidade de Oviedo e investigadora do INDUROT desde 2002, onde coordena a área de Economia do Ambiente e Recursos Naturais. É igualmente Professora Associada do Departamento de Economia Aplicada da Universidade de Oviedo. Entre as suas linhas de investigação, está a análise sobre a economia de espaços e espécies protegidas e a valorização do capital natural e dos serviços ecossistémicos.
Coautor do livro "Urso-pardo em Portugal - Crónica de uma Extinção"
Miguel Brandão Pimenta
Foi técnico superior no Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. Autor do projeto do Centro de Recuperação de Fauna do Parque Nacional da Peneda-Gerês e seu coordenador entre 1994 e 2007. No âmbito da conservação da natureza, é autor de mais de 40 trabalhos científicos e de divulgação publicados em Portugal, Espanha, Inglaterra e Brasil. É coautor do livro “Urso-pardo em Portugal - Crónica de uma Extinção” e do “Atlas das Aves do Parque Nacional da Peneda-Gerês”.
Unidade de Vida Selvagem - Departamento de Biologia/Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) - Universidade de Aveiro
Nuno Negrões
É biólogo e tem desenvolvido projetos de investigação e conservação de carnívoros, com ênfase na ecologia e nos conflitos com a fauna selvagem, com trabalhos realizados em Portugal, Brasil, Moçambique, Bolívia e Paraguai. Tem um Pós-doutoramento em Comunicação de Ciência e experiência de trabalho no setor público e privado. Atualmente, é investigador na Universidade de Aveiro.
Diretor do Serviço de Vida Selvagem - Direção Geral do Meio Ambiente e Planificação Rural / Ministério do Meio Rural e Coesão Territorial (Espanha)
Orencio Hernández Palacios
Diretor do Serviço de Vida Selvagem - Direção Geral do Meio Ambiente e Planificação Rural / Ministério do Meio Rural e Coesão Territorial (Espanha)
Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO) - Universidade do Porto
Raquel Godinho
É doutorada em Biologia Evolutiva pela Universidade de Lisboa (2004) e investigadora do CIBIO/Universidade do Porto, onde coordena o grupo de investigação EcoGenomics. Tem como principais interesses de investigação i) o impacto evolutivo da hibridização; ii) a adaptação das populações a ambientes extremos; e iii) os fatores que promovem diferenciação genética espacial e temporal das populações. É responsável pela componente molecular de diversos programas de monitorização de fauna na Península Ibérica e em Angola, nos quais desenvolve e aplica ferramentas genéticas em amostras não-invasivas.
Mãe D'Água, Lda./Natura 2000 Biogeographical Process
Rui Rufino
Mãe D'Água, Lda./Natura 2000 Biogeographical Process.