Comissão Organizadora
Comissão Científica
Estação Biológica de Doñana (EBD) - Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC)
Alberto Fernández Gil
É biólogo na Estación Biológica de Doñana (EBD - CSIC), em Espanha, e doutorado pela Universidade de Oviedo, com a tese “Behavior and Conservation of large carnivores in humanized landscapes. Brown Bears and Wolves in the Cantabrian Mountains, Spain”. Estuda a ecologia do urso-pardo há três décadas, sob a direção científica do Professor Miguel Delibes, numa equipa de investigação que integra também o Dr. Javier Naves e o Dr. Eloy Revilla. Também estuda espécies ameaçadas de extinção como o tetraz (Tetrao urogallus) e está envolvido em projetos de estudo e conservação de ursos na EBD-CSIC e na Academia de Ciências da Polónia.
Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF)
Armando Loureiro
É biólogo no ICNF desde 1994. Participou/coordenou projetos de conservação de fauna e habitats em áreas protegidas, projetos de conhecimento nacionais (Livros Vermelhos, Atlas dos Anfíbios e Répteis, Atlas de Aves Nidificantes) e projetos de monitorização e restauro de património natural. Exerceu vários cargos de dirigente no ICNF e representou Portugal como perito em Biodiversidade, no âmbito da CBD e da UE. Coordenou processos de ordenamento do território, avaliação de impacto ambiental, ordenamento e gestão de caça. Autor e editor de publicações na área da biologia e conservação.
Estação Biológica de Doñana (EBD) - Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC)
Javier Naves
É biólogo e trabalha atualmente na Estación Biológica de Doñana (EBD - CSIC). Grande parte da sua atividade profissional, incluindo a sua tese de doutoramento, tem sido dedicada ao estudo do urso-pardo nas montanhas da Cantábria e de vários aspetos relacionados com conflitos entre a vida selvagem e as comunidades humanas. Desde 2002 é membro do IUCN SSC Bear Specialist Group. Tem colaborado em planos de ação de conservação de ursos a nível mundial (IUCN / SSC Bear and Polar Bear Specialist Groups, 1999); na Europa (WWF-Conselho da Europa, 2000) e em Espanha (Comisión Nacional de Protección de la Naturaleza, 1999, 2019).
Instituto Politécnico de Bragança (IPB)
João Azevedo
É Professor Coordenador na Escola Agrária do Instituto Politécnico de Bragança e membro integrado do Centro de Investigação de Montanha (CIMO), em Bragança, Portugal. Os seus interesses de investigação são principalmente na área da ecologia da paisagem, em particular no estudo dos efeitos das alterações da paisagem em padrões e processos biofísicos e fornecimento de serviços de ecossistema. É coordenador do grupo de trabalho em Ecologia da Paisagem da IUFRO (unidade 8.01.02) desde 2017.
Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural
João Santos
É Doutor em Biologia (2015) pela Universidade de Aveiro, em colaboração com o Instituto de Investigación en Recursos Cinegéticos (IREC, CSIC-UCLM-JCCM), em Espanha. Integra, desde 2018, a equipa da Palombar, onde é responsável pela componente da investigação científica. É também colaborador PhD do Grupo SaBio (Sanidad y Biotecnología) do IREC. Tem-se dedicado à monitorização, gestão e conservação de populações de fauna silvestre, em particular ungulados e carnívoros, num contexto transfronteiriço. Coordena o projeto Sentinelas – Rede de Monitorização de Ameaças para a Fauna Silvestre. É autor e coautor de várias publicações nas áreas da ecologia, gestão e conservação de fauna silvestre e conflitos humano-fauna silvestre.
Instituto Misto de Investigação em Biodiversidade (IMIB) - Universidade de Oviedo/Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC)/Principado das Astúrias
José Vicente López Bao
É biólogo e investigador na área da conservação com foco na integração de abordagens quantitativas, interdisciplinares e transdisciplinares para enfrentar os desafios neste campo. Tem particular interesse pela conservação da natureza, interações entre comunidades humanas-vida selvagem e conservação de grandes carnívoros, como o lobo ou o urso, e também na megafauna que ocorre em paisagens humanizadas. Integra, na sua linha de investigação, diferentes disciplinas como ecologia, direito, ciências políticas ou sociais. A sua investigação está centrada na ciência aplicada. Tem artigos publicados em várias revistas multidisciplinares e relacionadas com a conservação.
Unidade de Ensino de Estatística e Investigação Operacional (Métodos de Decisão)/Departamento de Economia Financeira, Atuarial e Estatística - Universidade Complutense de Madrid
Mónica de Castro
É professora na Universidade Complutense de Madrid. A sua investigação centra-se na modelação multicritério aplicada à gestão de recursos naturais, fundamentalmente à gestão de conflitos entre humanos e fauna silvestre. Integrou a Cátedra de Parques Nacionais (Espanha) e atualmente é membro da Cátedra UNESCO "Água e Paz". Colabora com o Centro de Investigação de Montanha (CIMO) do Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal, e em projetos relacionados com o desenvolvimento rural sustentável e a conservação da vida selvagem.
Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA)
Sara Pinto
É licenciada em Biologia pela Universidade de Aveiro. Desde 2008, tem colaborado e planificado diversos projetos de conservação e investigação do lobo-ibérico em Portugal, mais concretamente na região a sul do rio Douro e no Nordeste Transmontano. É co-autora de documentos sobre a proteção legal de grandes carnívoros. Foi co-fundadora da ONG Zoo Logical e da empresa Dear Wolf, Lda. Desde 2018, colabora com as ONGA AEPGA e Palombar. Interessa-se por ecologia, conservação da natureza, bem-estar animal, ética e educação ambiental.